Fleet Foxes, deliciosa descoberta!



Vocês conhecem o Fleet Foxes? Bem, eu não conhecia e como a banda é relativamente nova, talvez eu não seja a única. A musica deles é deliciosa e eu descobri assim, sem querer, num dos desfiles do Fashion Rio.  Quase parei de prestar atenção ao desfile para curtir a musica. Depois foi uma busca incansável até , finalmente e usando um APP do IPHONE que reconhece as musicas (juro, a psicose foi tanta que eu coloquei o vídeo do desfile no Youtube e aproximei o IPHONE para “ ouvir” , deu certo!) consegui saber o nome da musica, o artista e daí para a pirataria via internet foi um pulo.
Nesta pesquisa descobri algumas coisas bacanas. Fora os dados básicos de que eles apareceram para o mundo em 2008 e são de Seattle, cheguei à capa do cd deles e...Surpresa melhor ainda! Olha só:


Quando dei de cara com isso pensei, meu deus, quadro de Hieronymus Bosch, um dos meus pintores preferidos, favoritos de toda a vida! Do tipo que quando tive a oportunidade de visitar o Museu do Prado, assim que entrei, corri o museu inteiro para ver “ O jardim das delicias” primeiro. E quando dei de cara com o triptico gigantesco, original na minha frente, juro...uma lagriminha escorreu. Abafa. Mas é emoção pura este quadro. E a copia, destas que vendem na lojinha do museu, esta na minha sala para me lembrar como a vida pode ser deliciosamente irônica.  Mas voltando ao Fleet Foxes...fui pesquisar, claro, e não se trata de Bosch, mas de Pieter Bruelger the Elder, outro pintor holandês. E o que encontro sobre ele é que sua influência mais forte foi, obviamente, Bosch.

Aqui está o Jardim das Delicias para você conhecer e curtir.


O vocalista da banda, Robin Pecknold disse que o que mais o atraiu na obra de Pieter é que, aparentemente ela parece bucólica, mas que se olhar de perto você percebe estranhas situações, um certo caos. E que o mais legal é isso, que nada é como realmente parece. Quando tive aulas de história da arte, com este quadro aprendemos a arte do Tromp-l`oeil, uma técnica artística que, com truques de perspectiva cria ilusão de ótica.  Se você perder um tempinho olhando com atenção vai perceber a genialidade de Bosch e seus seguidores.

PS: ah! A musica em questão é Mykonos. Linda, linda!

0 comentários:

Postar um comentário