Maria Antonieta , It Girl ? Sim...

O termo It girl já está bem batido e você já deve conhecer, certo? Aquelas meninas descoladas (e rycas) que lançam tendências e usam as grifes mais desejadas do momento.
Mas se pararmos para pensar, outras it girls já existiram, (sem o uso do termo), basta olhar com mais atenção seus livros de história. Isso aí, mesmo em passados mais remotos existia lá aquela menina que não era igual a todo mundo, que buscava romper tradições, que chocava a sociedade da época e que foi parar nos livros certamente por outros motivos. Ok, objetivamente eram outros motivos, mas uma pessoa assim revolucionária tem uma figura revolucionária. Concordam? E esta figura é feita de quê, senão de suas escolhas de vestimenta, maquiagem e comportamento?
Goste ou não, elas foram inspiração para uma geração de mulheres e encontramos seu legado até hoje. Vamos conhecê-las?
Hoje, a nossa escolhida será a estilosa Rainha decapitada Maria Antonieta.



Ultima rainha da França, viveu entre 1755 a 1793, casou-se aos 16 anos com Luis XVI, não teve uma vida muito feliz ao seu lado e morreu em consequência da Revolução Francesa. Nesse meio tempo, quando viveu como rainha, Maria Antonieta torrou muito dinheiro (do povo, diga-se) em roupas e festas. Como uma verdadeira it girl do momento, ela tinha sua estilista e personal stylist, Madame Bertin ou Rose Bertin, que apresentava suas criações em miniatura em bonecas.
Maria Antonieta era contestadora e inquieta. Usou calças quando elas eram impensáveis para as mulheres (impensável para ela era montar cavalos com todos aqueles vestidos e saias pesadas), deixou de lado os espartilhos e adotou modelos leves para a vida no campo, com vestidos e camisetes. Mas também ousava em modelos extravagantes e muito elegantes. Na verdade, a rainha foi muito esperta ao perceber que o modo como ela se vestia e se comportava poderia destacá-la.
A historiadora Caroline Weber, autora do livro Rainha da Moda (Zahar), diz que Antonieta foi uma precursora das celebridades : "Ela fazia aparições estratégicas e vazava informações sobre seu modo de vestir". Assim, ela provocava muita curiosidade, todos queriam saber como ela ia aparecer, que modelitos ia usar para depois, claro, copiar. Caroline Weber observa muitos pontos em comum entre Maria Antonieta e a nossa rainha do Pop, Madonna, já que ambas mudavam constantemente sua aparência com penteados extravagantes, ousavam em silhuetas andróginas e acenderam debates sobre a sexualidade feminina.

0 comentários:

Postar um comentário