Art Déco está de volta. Conheça sua história!

Moda e arte estão sempre se complementando, estão sempre conectadas intimamente com o seu tempo. Esta é a razão de um estilo de  se vestir falar muito sobre a sociedade da época.  O Art déco dos anos 20 (do século 20) não estava apenas nas roupas, mas aparecia na arquitetura, na decoração, no urbanismo,  nas artes plásticas,  e também no cinema. Exatamente por isso ele marcou uma época, que agora está de volta numa das maiores tendências para este ano. (clique nas fotos que elas aumentam!)


Mas antes de sair por aí consumindo tendência, que tal conhecê-la um pouco mais? Saber sua história, como surgiu e se ela tem realmente a ver com você.

Como surgiu:
O nome art déco nasce da abreviação da expressão arts décoratifs, após a Exposição de artes decorativas e industriais, em Paris no ano de 1925. Esta exposição mundial reuniu muitas idéias e conceitos da vanguarda internacional nos campos da arquitetura e das artes. só nos anos 60 é que este estilo foi identificado pelo nome Art Deco.



Suas influências:
uma mistura de vários estilos e movimentos do início do século 20, incluindo construtivismo, cubismo, Bauhaus, art nouveau e futurismo,
Todas estas expressões modernistas, combinadas à cultura hindu, asteca, egípcia e oriental. Os elementos étnicos aparecem após a descoberta do túmulo de Tutancâmon, em novembro de 1922 ( o unico túmulo intacto da história da arqueologia egípcia,). Esta grande descoberta abalou o mundo e, claro, acabou influenciando a moda e arquitetura.




O estilo:
Moderno, luxuoso, caracterizado pelas formas geométricas, simetria, e uma estética industrial suave.



Quando os EUA exibe a mostra Art Déco no Metropolitan Museum de Nova York, em 1934, o estilo ganha um conteúdo mais acessível às massas e à produção em larga escala. Neste momento o Art Déco deixa de atender somente a alta burguesia e passa a ser popularizado.

0 comentários:

Postar um comentário